Lobo-ibérico

 

 

O lobo-ibérico é uma subespécie do lobo-cinzento que habita as serras do norte de Portugal e da Galiza e que se encontra em perigo de extinção.

Este mamífero, que pode medir entre 130 e 180 cm, tem uma altura de cerca de 70 cm e pesa entre 25 e 40 kg. Tem uma cabeça grande e maciça, com olhos oblíquos e orelhas triangulares relativamente pequenas. Apresenta uma cor heterogénea que vai do castanho amarelado ao cinzento mesclado e ao negro.

Tal como todos os mamíferos, nasce do ventre materno e alimenta-se do leite da mãe durante os primeiros meses de vida. Depois, alimenta-se de outros animais selvagens como: o javali, o corço e o veado e de alguns animais domésticos como: a ovelha, a cabra, a galinha, e até a vaca e o cavalo.

Vive em alcateias que podem ter entre 3 a 10 indivíduos que defendem o seu território e caçam em grupo.

Em tempos antigos, este lobo foi uma espécie muito numerosa dispersa por toda a Península-Ibérica, mas atualmente, está restrita a cerca de 2000 indivíduos espalhados pelo norte de Portugal e pela Galiza.

A caça sistemática, a destruição do seu habitat e a diminuição do número de presas naturais do lobo, levaram-no praticamente à extinção.

Atualmente, o lobo-ibérico está classificado como espécie “em perigo” e a sua caça é proibida em Portugal.

publicado por pajopires às 10:37